Banner
Doenças das glândulas salivares Imprimir E-mail
Doenças das glândulas salivares

O que são?
As glândulas que produzem a saliva são as parótidas, sub-mandibulares, sub-linguais e as glândulas salivares menores. Estas estão localizadas ao redor da face e no interior da cavidade bucal e faringe.
As doenças das glândulas salivares se dividem em: inflamatórias e tumorais.
As doenças inflamatórias são causadas por: vírus (cachumba), obstrução da drenagem por cálculos, reumatismo, estados de desidratação intensa ou infecção.
As doenças tumorais representam raridade (3% de todos os tumores) e ocorrem em 80% das vezes nas glândulas salivares maiores, com maior predileção pelas glândulas parótidas. Dos tumores que afloram na parótida, 80% são benignos, e das glândulas salivares menores só 50% são benignos.

Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns das doenças inflamatórias são: o aumento de volume, a dor local, a pele avermelhada e a saliva oriunda desta glândula purulenta e/ou espessa. O início é, geralmente, abrupto e pode haver comprometimento dos nervos vizinhos (paralisias).
Os tumores benignos manifestam-se com aumento lento de volume, que pode durar meses ou anos.
Quando nos deparamos com tumores invasivos, pode ocorrer paralisias dos nervos por invasão direta, nódulos linfáticos regionais aumentados e/ou metástases à distância.

Qual o tratamento?
O tratamento das inflamações é restrito à causa: a retirada dos cálculos salivares, a correta rehidratação, uso de anti-inflamatórios ou de antibióticos.
são efetivos em pequeno período de tempo.
No caso de lesão tumoral, o melhor tratamento é a retirada do tumor com a preservação, se possível, dos nervos das regiões operadas.
Em alguns casos, a radioterapia complementar se faz necessária.
Para os casos com metástases pode haver necessidade de quimioterapia combinada ao tratamento prévio.

O que fazer?
Ao perceber algum aumento de volume ou dor na região das glândulas salivares, procurar imediatamente o médico.

Autores: Equipe ABC da Saúde
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br

Banner

Os artigos contidos no portal visam apenas auxiliar o visitante e, em hipótese alguma, substituir a consulta médica.
©Copyright Otorrinolaringologia.com.br e seu logotipo são marcas registradas®. Proibida a cópia sem prévia autorização
Produzido com Joomla!
Nb41 Desenvolvimento de Site e Criação de Loja Virtual